Terça-Feira 13/04/2021 12:24

Em momento crítico da pandemia, Governo fortalece ações de incentivo à produção de alimentos

Estado - Agricultura - Agricultura Familiar

Capa: Edemir Rodrigues

A produção de alimentos, seja para consumo próprio ou para o comércio se tornou uma opção para enfrentar a crise do coronavírus que há mais de um ano impõe dificuldades na vida do sul-mato-grossense.

Diante do cenário crítico da pandemia o Governo do Estado por meio da Semagro, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) tem desenvolvido ações que visam fortalecer o incentivo aos pequenos produtores.

Fruto de parceria com o município de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc) o Hortas Urbanas oferece suporte técnico, doação de adubo orgânico e quando o projeto está no início, recebe as primeiras mudas.

Recentemente esse apoio chegou ao Distrito de Anhanduí após um pedido da administração de Campo Grande e da subprefeitura local. A agência disponibilizou 10 toneladas de composto para os horticultores da região.

Por meio de trabalho integrado, os produtores do distrito também vão receber orientação sobre as melhores variedades para cultivo, época de plantio, manejo de água e tratos culturais como, adubação, rega e controle de pragas.

Outra iniciativa da Agraer, voltada ao apoio da produção nos assentamentos, tem sido fundamental para a agricultura familiar em Jaraguari. No lote 129 do Assentamento Estrela, Irene Rodrigues tem como carro chefe a produção de alface onde trabalha com duas filhas e genro.

Ela relata que no tempo que trabalhou “sozinha” o desanimo bateu diversas vezes, mas que receber o apoio do poder público, especialmente nesse período de pandemia, traz esperança de dias melhores. “Trouxe alento, ânimo. É como se ouvisse em palavras: vá em frente. Estamos aqui para te apoiar”, define Irene.

Diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento destaca a atuação da agência nesse crítico. “A produção de alimentos é essencial para reduzirmos dificuldades que milhares de desempregados estão submetidos, por isso todo pedaço de terra disponível deve ser aproveitado para cultivo e produção de alimentos. Além de ser uma alternativa interessante de geração de renda”.

Pequenos produtores que tenham interesse em receber esse suporte, com orientações de como plantar corretamente, escolha de cultura, e até mesmo sobre comercializar sua produção, devem procurar o escritório da Agraer para se cadastrar e estreitar relacionamento com um técnico da agência que dará esse direcionamento.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens