Sexta-Feira 26/04/2024 22:31

Superávit da balança comercial de MS no 1º bimestre de 2021 fecha em US$ 175 milhões

Estado - Economia - Exportações

Foto: Edemir Rodrigues

 

O superávit da balança comercial de Mato Grosso do Sul no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro de 2021 fechou em US$ 175 milhões com a pauta sendo puxada, em termos de valores em dólar, pela celulose, carne bovina e milho em grão. Destes itens, o único que registrou variação positiva nas exportações foi o milho, com crescimento de 200,54% em relação ao primeiro bimestre de 2020.

Com as variações negativas da celulose (-45,85%) e da carne bovina (-5,69%) o superávit também ficou 22,17% inferior ao verificado em janeiro e fevereiro de 2020. Os dados estão na Carta de Conjuntura do Mercado Externo do mês de março de 2021, divulgada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Clique aqui para fazer o download do documento.

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro, a queda no saldo da balança comercial do primeiro bimestre de 2021 em relação a janeiro e fevereiro do ano passado reflete o recuo nas exportações de celulose. “Esse item permanece como primeiro produto na pauta, mas a queda pode sinalizar que pode ter sido direcionado ao mercado interno. A soja também registrou diminuição, muito em decorrência do atraso no plantio e, consequentemente, na colheita. A tendência é de que, a partir de março, sejam intensificadas as exportações do grão. Temos uma boa safra e deveremos ter uma rápida recomposição”, afirmou.

O desempenho positivo do milho, do açúcar, óleos e gorduras vegetais e do minério foi destacado pelo titular da Semagro. “Chama positivamente a atenção nesses dois primeiros meses a continuidade da demanda internacional pelo açúcar, com crescimento de 226,95% em relação ao ano passado e uma persistente e positiva ampliação no mercado externo do minério de ferro, com crescimento de 30,87% no minério de ferro e de 76,26% no ferro-gusa e ferro-ligas”, afirmou.

As exportações para a China recuaram 53,28% em relação ao primeiro bimestre do ano passado, mas o país se mantém como principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, representando 20,51% da pauta e sendo seguida pelos Estados Unidos (7,81%) e Holanda (6,42%). Em termos regionais, Três Lagoas concentra 43,72% das exportações do Estado.

“Apesar da queda, a China representa 20% e observamos algum crescimento na área de carnes e da soja. Por isso, acreditamos que os níveis devem voltar a uma participação mais expressiva. Nos surpreende de forma positiva a expansão das exportações para os EUA”, comenta o secretário.

Para o ano de 2021, a perspectiva para a balança comercial sul-mato-grossense é positiva, afirma o titular da Semagro. “Nós acreditamos no fortalecimento da soja, pois temos cerca de 60% da safra já comercializada para exportação. Além disso, temos uma manutenção da demanda internacional por milho, soja e minério. Apesar dessa queda, nós acreditamos que será um ano aquecido em termos de exportação, mantendo a procura pelos principais produtos de Mato Grosso do Sul, como a celulose, carnes, minério, açúcar e soja em grão”, finalizou Jaime Verruck.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens