Terça-Feira 16/04/2024 03:03

Professores usam criatividade para ensinar educação fiscal a 150 crianças

Estado - Educação - Educação Fiscal

Fotos: Divulgação

 

No ano em que a educação precisou se reinventar para superar as dificuldades de uma pandemia, a criatividade dos professores foi destaque em escolas de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente. No Jardim Bonança mais de 150 crianças descobriram de forma lúdica o que é responsabilidade fiscal e financeira a partir do livro “As Escolhas do Governo”.

Para falar sobre a importância dos tributos para a sociedade com alunos de todas as idades, foram doados ao colégio várias unidades do livro escrito por Fabiana Rodopoulos e ilustrado por Victor Tavares. A história narra como o menino Bernardo descobriu ser responsável por ajudar o Governo a cuidar dos espaços públicos através dos impostos.

Na 11 de Outubro, a professora Marcela Tatiane Garib, de 38 anos, foi a responsável por desenvolver o projeto de educação fiscal com as turmas do 3º, 4ª, 5º, 8º e 9º ano. “Quando a proposta chegou ainda estávamos com aulas presenciais e eu tinha uma ideia diferente de como trabalhar o livro, me programei para começar o projeto, mas aí veio a pandemia”.

O primeiro desafio, conta a professora, foi encontrar uma maneira de alcançar todos os alunos de maneira igualitária. “Eu pensei: como trabalhar uma obra tão legal contemplando toda a diversidade dos meus alunos? Eu precisava contemplar meus alunos que não tinham acesso a internet, tornar a aula interessante para aqueles que tinham e no meio disso tudo ainda tenho um aluno surdo, do 4ª ano”.

A solução foi pensar o projeto em mais de um formato. Para os alunos sem acesso à internet, Marcela transformou as páginas do livro em quadrinhos e enviou impresso para a casa de cada aluno juntos com as atividades escolares, que durante a pandemia eram entregues a cada 15 dias. Para aqueles que conseguiam participar das aulas on-line o livro virou vídeo.

“Para o aluno que tinha acesso à internet eu falei: isso tem que se tornar interessante, porque na sala ele tem toda a ilustração, tem contato com o livro é isso é muito legal, é estimulante para o aluno. Se eu só jogasse as imagens talvez não fosse tão interessante, então decidi fazer um vídeo”.

No primeiro momento, a ideia era apenas reproduzir as páginas de “As Escolhas do Governo” em um vídeo com fundo musical, mas para contemplar também o aluno surdo, Marcela pediu a ajuda do professor de teatro Marcelo Piccolli. Ele então fez a narração de todo o livro de forma lúdica e divertida.

“Nosso aluno surdo do 4ª ano tem o professor de apoio, o Bruno dos Santos Moura. Eu perguntei se ele não aceitava fazer a interpretação do livro para libras. Ele aceitou e me autorizou mandar para todas as turmas. É interessante que os outros alunos tenham contato com um intérprete, para que isso se torne cada dia mais natural”.

O resultado da união dos três educadores foi um vídeo de pouco mais de sete minutos. Por três semanas, os alunos trabalharam o vídeo e os quadrinhos em aula. Foram convidados a fazer uma reflexão sobre planejamento financeiro e sobre como os tributos são aplicados no país. Por fim precisaram responder a pergunta “como gostaria que o Governo gastasse o dinheiro dos impostos”?

“Eu tive as respostas mais legais do mundo. Eu percebi que a atividade desenvolveu habilidades socioemocionais nos alunos, principalmente a empatia e a responsabilidade. Eles foram tão empáticos ao pensar no que o Governo deveria gastar o dinheiro dos impostos, falaram em investir nas escolas, em ajudar gente que não tem condição e as pessoas que perderam o emprego. A questão da pandemia também influenciou um pouco nas respostas. Mas foi legal saber que meus alunos são empáticos, que eles pensam nos outros”.

Para a professora, trabalhar a educação fiscal e a responsabilidade financeira em sala desenvolve a formação plena do aluno, fortalece o pensamento crítico na criança e cria um cidadão consciente. “A posteriori ele vai jogar esse conhecimento nos gestores, vai pensar que a pessoa que está ali manipulando o dinheiro tem que pensar como ele pensa”, defendeu Marcela.

“O que foi mais legal, é que esse livro entrou no lar do aluno. Não só o aluno assistiu ao vídeo ou leu o livro, mas o pai, a avó que está ajudando nas atividades, todos da casa. O aluno foi multiplicador. Porque você via que os responsáveis estavam ali ajudando nas atividades, então se o aluno aprendeu, o responsável também aprendeu”, defendeu a professora.

Todos os anos a Unidade de Educação Fiscal trabalha em parceira com escolas do Estado para levar conhecimento fiscal e cidadania a alunos de todas as idades. Para Amarildo Cruz, chefe da unidade, projetos como o desenvolvido na 11 de Outubro são extremamente importantes para o fortalecimento da cidadania.

“É por isso que nossa Unidade faz questões de fortalecer e reforçar esses programas em parceria com a rede pública e privada de ensino, levando assim a educação fiscal sobre a ótica do Estado como item fundamental na construção da cidadania do nosso povo. Mesmo em um momento de pandemia, professores com compromisso, que entendem a importância da cidadania fiscal, buscam alternativas para não perder a oportunidade de passar aos alunos o conhecimento que eles devem ter sobre cidadania fiscal. Isso nos ajuda a ter uma produção muito forte, mesmo em um momento como esse, na busca dos resultados que nos propusemos alcançar quando fizemos o planejamento do que seria desenvolvido pela Educação Fiscal ao longo de 2020”, afirma Amarildo Cruz.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens