Quinta-Feira 25/04/2024 08:56

Jakson Follmann relembra os 56 dias no hospital após tragédia e celebra: 'Vejo meu filho dando risada'

Brasil - Comportamento - Famosos

Jakson Follman com o filho Joaquim — Foto: Reprodução/Instagram

 

Há 4 anos, Jakson Follmann foi um dos seis passageiros resgatado com vida na queda do avião da Chapecoense em Medellín, na Colômbia. O ex-goleiro da equipe catarinense teve a perna direita amputada após o acidente e passou 56 dias no hospital. Ele foi o último sobrevivente a receber alta. Em papo com Serginho Groisman, o vencedor do PopStar, em 2019, fala sobre a carreira de cantor, relembra a reabilitação e celebra os momentos com o pequeno Joaquim, de 7 meses.

"Procurei trabalhar meu psicológico sabendo que perdi minha perna e ela não vai mais crescer. Achava que ia colocar uma prótese e sair caminhando. E não! Tive que reaprender caminhar, meu maior sonho era ficar em pé. Comemorei muito quando consegui colocar um calçado fechado. Tenho uma complicação grande no meu tornozelo esquerdo, só tenho 20% dos movimentos. Hoje, falo que minha perna boa é a prótese."

"Esse sorriso sempre vou levar comigo porque é a minha marca desde pequenininho. Sempre deitei sorrindo e acordei sorrindo. Vejo meu filho dando risada e acorda rindo, a vida está aí pra ser vivida. A vida é linda!"

O ex-atleta recordou o tempo que ficou se recuperando no hospital. Além dos machucados físicos, foi muito importante trabalhar a parte psicológica, já que ele tinha acabado de passar por um trauma muito grande. Ele contou que não pensou duas vezes: queria viver e ser feliz.

"Ficamos focados na minha recuperação. Fui o último sobrevivente a receber alta. Acontecem muitas coisas rápidas e, na maioria das vezes, não tive duas opções, só tive uma e tive que encarar. Foram lesões no meu corpo e meu psicológico estava muito abalado. Procurei abraçar as oportunidades, me reinventar, só sei se vai dar certo ou não se colocar o peito e fazer."

Jakson sempre foi apaixonado pelo futebol e pela música. Na infância, teve a oportunidade de desenvolver seu lado de atleta e correu atrás. Após o acidente, ele foi convidado para participar do reality show musical na Globo, foi o grande campeão e está investindo na carreira de cantor. "Sempre tive dois grandes sonhos: me tornar atleta, um jogador de futebol e a outra era um cantor. Antes de sair de casa, cantei em alguns festivais na minha cidade. Tive essa primeira oportunidade como atleta, mas sempre carregando meu violão. Quis o destino que tivesse a oportunidade de participar do PopStar para mostrar esse meu lado de cantor, essa minha segunda paixão."

"Nessa quarentena estou gravando meu EP. Estou feliz com essa nova oportunidade onde a gente quer levar músicas com o coração."

Fernando Fernandes também participou da entrevista no Altas Horas e relembrou os obstáculos que teve que enfrentar após ficar paraplégico em um acidente de carro.

"Na verdade, a gente se depara com falta de oportunidade quando você senta numa cadeira de rodas. Senti que tinha que criar novos mundos, criar novos caminhos, não queria viver no que estava destinado a que um cadeirante de rodas poderia viver para a sociedade. Essa luta surgiu pela necessidade, tive que criar essa caminhada na marra. Junto com isso veio um monte de barreiras que a gente tem que quebrar. Me senti com a responsabilidade de carregar essa bandeira", explicou.

O acidente aconteceu em 2009 e o modelo tinha uma certeza: queria continuar vivendo. "A grande dificuldade foi definir o caminho que ia tomar. Pensar na reabilitação e voltar a andar, mas quando me deparei com a lesão medular, vi que não dependia do meu esforço voltar ou não. Não tenho como, preciso me reabilitar para o mundo, voltar para a vida, eu amo a vida. Essa decisão foi mais psicológica do que física. Decidi que eu ia e a minha vida começou a clarear. Não vou deixar a minha vida ser menor ou menos prazerosa do que antes."

Em pouco tempo, Fernando, que é um apaixonado por esportes, decidiu que seria um atleta da Canoagem: "Sempre tive uma visão para o mundo do esporte por ter sido atleta e ter cursado Educação Física. Quando escolhi a reabilitação pela canoagem ela não era um esporte paralímpico. Sentei no caiaque e me despertou algo muito grande. Em um ano, estava sendo campeão mundial de para-canoagem, ajudou muito com que a modalidade se tornasse paralímpica."

O atleta paralímpico também falou da sua participação no Big Brother Brasil. Na época, era modelo e tinha acabado de chegar dos Estados Unidos. "Já fui tudo nessa vida! Meu sonho sempre foi ser atleta, joguei em algumas categorias de base. Fui morar em San Diego e trabalhei como pedreiro, entregando pizza, o que dava para fazer um dinheiro. Depois fui trabalhar como modelo, morei em Nova York, fiz bons trabalhos e acabei sendo convidado para participar do Big Brother. Foi uma experiência incrível na época. Vivi aquela vida de modelo, de celebridade, por um tempo. Em 2009, fiz uma grande campanha de perfume, poucos dias antes de ser lançada, sofri meu acidente. Me deparei no hospital sem mexer as pernas e foi onde me reencontrei na vida através do esporte."

Gshow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens