Quinta-Feira 28/03/2024 19:42

Transparência e informação ao produtor são formas de coibir prática de venda casada no crédito rural

Estado - Economia - Transparência e Informação

Foto: Divulgação

 

Maior transparência e informação ao produtor rural e consumidor em geral no momento da contratação de financiamento ou crédito em alguma instituição financeira. Essa foi o ponto central defendido na live sobre “Venda Casada – Saiba como reconhecer e denunciar essa prática na concessão do crédito rural”, promovida na manhã desta quarta-feira (19) pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com a Famasul e o Procon-MS. Cerca de 5 mil pessoas foram alcançadas pela transmissão feita por meio da página do Governo do Estado, no Facebook.

“O Ministério da Agricultura e o Ministério da Justiça firmaram termo de cooperação e criaram uma plataforma para auxiliar no combate à venda casada na tomada de crédito agrícola. Em Mato Grosso do Sul, são contratados cerca de R$ 10 bilhões por ano nas mais diversas modalidades do crédito agrícola, daí a relevância de tratarmos desse assunto para orientar e esclarecer os produtores rurais, assim como os técnicos da Agraer e instituições parceiras. Importante ressaltar que temos um diálogo permanente com o Banco do Brasil e a OCB, que têm se colocado à disposição para esclarecer e coibir essa prática”, comentou o secretário Jaime Verruck.

Em mensagem enviada especialmente para a ocasião, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou que “coibir a prática da venda casada é um tema importante. Trata-se de uma demanda que recebemos dos produtores de todo o país, que reclamavam de como essa prática eleva o custo para se tomar financiamento. Graças ao convênio com o Ministério da Justiça, hoje temos um plataforma para receber as denúncias, no site do Mapa”. 

O presidente da Famasul, Maurício Saito, afirmou que “é fundamental para o produtor rural ter o conhecimento exato daquilo que pode e o que não pode ser oferecido na concessão de crédito. É preciso que a instituição financeira deixe bem claro para o produtor aquilo que ele está efetivamente contratando e pagando, seja de taxa de juros, IOF, custo de prestação de serviço, seguro e outras despesas”.

Saito lembrou que a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), elaborou um "Guia sobre Venda Casada” em conjunto com a Febraban, com esclarecimentos aos produtores rurais sobre como identificar, coibir e não ser prejudicado com a prática de venda casada. Além disso, a CNA desenvolveu uma plataforma em que os produtores podem denunciar a prática de forma anônima no site da entidade.

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, ressaltou a importância do  Código de Defesa do Consumidor. “A Lei define como venda casada o fato de a instituição financeira condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço. Por isso, entre os princípios do CDC está a informação prévia e ostensiva para o consumidor, a fim de protegê-lo de práticas como essa”.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Procon-MS, cerca de 38% das reclamações surgem em decorrência da falta de informação, seja por parte do consumidor, como da empresa. “Nos casos de venda casada, o maior problema envolve os correspondentes de instituições financeiras. Porém, hoje,  82% desse tipo de reclamação junto ao Procon têm êxito conciliatório, seja com a exclusão daquilo que foi condicionado ou com a renegociação. Nós defendemos a liberdade de contratação por parte do consumidor, ele deve escolher e não ser condicionado a uma escolha”, afirmou Marcelo Salomão.

As penalidades para a prática da venda casada estão previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e podem ser apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

Dúvidas e denúncias sobre venda casada também podem ser encaminhadas por meio do site do Procon-MS (www.procon.ms.gov.br).

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens