Sexta-Feira 19/04/2024 10:49

Setor produtivo ressalta que pecuária pode ser agente para combate às queimadas

Estado - Geral - Queimadas

Foto: Saul Schramm 

 

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, avalia que as queimadas no município devem impactar no setor produtivo, mas a pecuária pode ser um agente de auxílio no combate ao fogo. “As áreas que sofreram com o incêndio, em Corumbá, estão em frente à cidade, onde não há a existência da pecuária há 46 anos, desde a última enchente de 1974 que inviabilizou a produção neste local”, explica Leite.

Segundo o representante local dos produtores, na área afetada foram criadas duas reservas, fator que pode ter contribuído para o cenário. “Foram criadas duas reservas nessas áreas, onde está intensificado esse fogo. O boi é o bombeiro do Pantanal, um pesquisador antigo da Embrapa já falava se não existe o boi na localidade vira um grande incêndio. Com essa grande seca, o que vai minimizar é a pecuária na beira do rio, principalmente nessas reservas onde já era utilizada a pecuária, na década de 70, uma vez que lá o boi consome a macega que é inflamável e isso evita os incêndios”.

Para o presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito, a estiagem na região do Pantanal, que já faz parte da rotina pantaneira, se intensificou em 2020, e o tempo seco e quente contribuiu para o avanço dos focos de incêndio na vegetação, que apresenta características de alta combustão.

“Os produtores rurais que possuem propriedades nestas áreas, de forma geral, já se preparam para enfrentar o período, com iniciativas para controlar a situação, amenizar os prejuízos e proteger a integridade física de pessoas e animais. Entre elas, está o suporte no combate aos focos, com maquinários, infraestrutura e logística, além de práticas como aceiros ao redor de cercas, casas, galpões e mangueiros, e transferência de animais para outras áreas”, afirma Saito.

Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, fez um balanço da Operação Pantanal, e falou das ações em prol do combate na região. “Decretamos a emergência ambiental aqui em Mato Grosso do Sul na qual se proíbe qualquer tipo de queimada, controlada ou não está proibida. Isso significa que qualquer tipo de incêndio, urbano ou rural, neste momento, é criminoso, não existe autorização para que se faça essa prática no Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso nós temos o estado de emergência declarado para o município de Corumbá e Ladário, reconhecido pelo Governo Federal. No combate estamos fazendo um trabalho integrando a coordenação do Corpo de Bombeiros de MS com o Estado Mato Grosso, para o bioma dos dois estados”.

Capacitação e perfil sustentável

O produtor rural pode aderir a capacitações que podem minimizar os impactos das queimadas. O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por exemplo, realiza os cursos de “Coordenador de Brigadas de Incêndio na Área Rural” e “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que capacitaram 600 pessoas em 2019, além da parceria com o Governo do Estado, Reflores/MS, Corpo de Bombeiros e Ibama/MS na campanha anual de conscientização contra as queimadas.

“É preciso destacar o papel consciente do produtor rural na conservação ambiental deste importante bioma. O Pantanal possui 83% do seu território preservados e, desse total, 90% estão sob responsabilidade da iniciativa privada, o que reflete essa consciência em produzir com sustentabilidade há mais de 270 anos”, acrescenta o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens