Terça-Feira 23/04/2024 12:46

Com aumento da monitoração eletrônica, servidores da Agepen atuam de forma preventiva contra Covid-19

Estado - Saúde - Sistema Penitenciário

Foto: Portal do MS

Com a chegada da pandemia do coronavírus, o isolamento social tem sido a alternativa mais eficaz para combater a proliferação do vírus. Em contrapartida, setores considerados essenciais para o atendimento à população teve o volume de trabalho e a atenção à atuação preventiva redobrados: é o caso das unidades pertencentes à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em Mato Grosso do Sul.

Seguindo os protocolos de saúde pública e intensificando as ações de segurança, os servidores penitenciários da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (UMMVE), com sede na capital, realizam atendimentos especializados e de forma responsável aos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e oferecimento de máscaras descartáveis aos apenados, é possível garantir uma atuação mais preventiva e evitar a propagação da Covid-19. Além disso, na portaria também foi instalado um tapete higienizador com solução sanitizante e disponibilizado álcool em gel.

Conforme o diretor da UMMVE, Ricardo Teixeira, com a chegada da pandemia o volume de trabalho aumentou consideravelmente, tendo em vista as inúmeras decisões judiciais contemplando reeducandos, principalmente considerados do grupo de risco, com a saída temporária por meio da monitoração eletrônica.

“Se comparado ao mesmo período do ano anterior, tivemos um aumento de 20% no volume de trabalho para cumprimento das diferentes decisões judiciais. E para mantermos a qualidade de trabalho e, ao mesmo tempo, a saúde da equipe de servidores, estamos adotando protocolos rígidos, de acordo com as notas técnicas da Agepen, garantindo mais segurança a todos”, destacou Teixeira.

Como medida alternativa à prisão, o uso de tornozeleira eletrônica atualmente abrange 1.842 monitorados, número que cresceu cerca de 7% desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Dentre os materiais utilizados estão máscaras, tocas, luvas, capotes e protetores faciais do tipo "face shield". Todos os Equipamentos de Proteção Individual são fornecidos pela agência penitenciária, graças a inúmeras parcerias firmadas com instituições públicas e entidades sociais.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a maior preocupação da instituição no momento é priorizar a saúde tanto dos servidores quanto dos custodiados. “Para isso buscamos desenvolver ações preventivas dentro de todas as unidades penais e assistenciais da Agepen, oferecendo um trabalho efetivo e com responsabilidade”, afirmou, parabenizando a atuação dos servidores em prol de uma sociedade mais justa e segura.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens