Quinta-Feira 25/04/2024 05:11

Com ações diárias de combate aos focos, Operação Pantanal II investiga crimes ambientais

Estado - Natureza - Incêndios

Helicóptero opera no enfrentando a um foco de calor jogando água: ação coordenada com o combate por terra. Foto: Saul Schramm

Com temperatura amena (em torno de 16 graus às 8h), sem fumaça e a umidade relativa do ar em 60%, as ações da Operação Pantanal II nesta quarta-feira (29) concentram os combates aéreo e terrestre aos focos de calor de maior volume, localizados a uma distância entre 6 e 16 quilômetros ao Norte de Corumbá. 

Grande parte dos bombeiros, brigadistas e marinheiros que atuam em linha de frente, totalizando 70 homens, foram deslocados para estas áreas em helicópteros. A estratégia de enfrentamento aos incêndios foi montada após sobrevoos de reconhecimento da extensa área que está sendo atingida pelas chamas. Os focos ao Sul de Corumbá foram controlados.

De janeiro a julho, os incêndios florestais já consumiram cerca de 780 mil hectares na região do Pantanal, segundo estimativas do Ibama. Somente neste mês, mais de 180 mil hectares já foram devastados pelo fogo na região, o que mantém o município de Corumbá na liderança dos focos de calor em Mato Grosso do Sul.

PMA investiga área queimada

A Polícia Militar Ambiental (PMA) passou a integrar a força-tarefa, com a missão de investigar a origem dos incêndios. Além do envolvimento de ribeirinhos, pescadores e catadores de isca na propagação dos focos, a corporação tem denúncias de crimes ambientais praticados por algumas propriedades no entorno de Corumbá.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) definiu essa ação com o comando da PMA, com o objetivo de intensificar a fiscalização e repressão ambiental. Segundo o Ibama, mais de 90% dos incêndios são provocados pela ação humana.

A Marinha dará suporte às ações da PMA com tropa armada e o transporte de helicóptero dos policiais ambientais que cumprirão os atos de autuação.

Um “exército” combate o fogo

A Operação Pantanal II está sendo coordenada da Sala de Situação montada no 6º Distrito Naval da Marinha, em Ladário, onde são planejadas as ações diárias, como deslocamento da tropa, lançamento de água pelo C130 (Hércules) e helicópteros que integram a força da Marinha, Exército e Aeronáutica. Dois sobrevoos no dia – pela manhã e ao final do dia - definem as ações para as próximas 24h.

A operação II foi deflagrada há uma semana pelo Governo do Estado, após a decretação da situação de emergência ambiental no Pantanal pelo governador Reinaldo Azambuja. A força-tarefa hoje envolve 323 militares de diversas áreas – Corpo de Bombeiros, Ibama, Forças Armadas e PMA (Polícia Militar Ambiental) - e civis.

Em quatro dias, as aeronaves Esquilo e Super Cougar, da Marinha, realizaram 66 investidas com o bambi bucket, tipo de bolsa localizada na parte externa da aeronave capaz de transportar água até o foco de incêndio. Incluindo os lançamentos do Hércules, avião cargueiro com capacidade para 12 mil litros, o total de água despejada pelas três aeronaves nos focos de incêndio foi de aproximadamente 71 mil litros.

Apoio aéreo é fundamental

As aeronaves Pantera, do Exército, e Blackhalk, da Aeronáutica, estão sendo empregadas no transporte de pessoal para as áreas mais afetadas, entre elas, regiões do Jatobazinho, Castelo e Serra do Amolar, ao Norte do município.

 “Temos obtido um resultado satisfatório com um trabalho integrado e sincronizado pelas diversas forças, onde a logística aérea tem sido fundamental para o sucesso da operação ao conseguir infiltrar os homens de combate nas áreas de maior intensidade de fogo”, explicou o contra-almirante Sérgio Guga Guida, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário.

A maior dificuldade de combate aos focos é o acesso por terra, segundo o tenente-coronel bombeiro Huesley Paulo da Silva, que coordena as operações. A maioria dos focos ocorre em áreas úmidas, onde se concentram uma grande massa de vegetação, que se torna potencial de combustão nas atuais condições climáticas na região.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens