Sexta-Feira 26/04/2024 18:58

Povo terena da Terra Indígena Taunay-Ipegue conquista asfalto após 40 anos de luta

Estado - Ações Públicas - Infraestrutura

Foto: Edemir Rodrigues

 

Campo Grande (MS) – O povo terena da Terra Indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, amanheceu nesta quinta-feira (02.07) com sentimento de conquista em relação às lutas por melhorias na comunidade. Isso porque o Governo do Estado autorizou, nesta manhã, a obra de pavimentação da MS-442, no trecho que liga as aldeias do Distrito de Taunay à BR-262. A obra é reivindicada há cerca de 40 anos pelos indígenas.

Orçada em R$ 13,9 milhões, a pavimentação dos 11 quilômetros da rodovia vai beneficiar cerca de sete mil habitantes da região, que sofrem há anos com a lama nos períodos de chuva e a poeira densa na estiagem.

“Dia importante para nosso povo. A história e memória de nossos anciãos nos fazem lembrar dos pioneiros que lutaram para a realização dessa conquista. A obra vai garantir que nosso povo tenha mais dignidade. O asfalto vai permitir segurança e rapidez de acesso; melhoria no atendimento de serviço de saúde; e servir de incentivo para aumento da nossa produção”, destacou o Cacique Julison Farias, da Aldeia Água Branca.

Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que autorizou o investimento em nome do governador Reinaldo Azambuja, o asfalto na região será indutor do desenvolvimento. “Mais um compromisso que será cumprido por essa gestão, que é municipalista. Mesmo na pandemia de coronavírus, que exige esforço maior de investimentos na saúde, estamos dando continuidade aos projetos de desenvolvimento do Estado”, ressaltou.

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, também destacou a manutenção dos investimentos “em tempos de pandemia e de crise financeira para municípios e estados”. “Nossa cidade recebe a realização de uma obra de tamanha relevância em infraestrutura. A pavimentação levará o desenvolvimento à Taunay e suas aldeias. A Prefeitura de Aquidauana em nome da população agradece o Governo do Estado por mais esse investimento, que beneficiará diretamente a população”, ressaltou Odilon Ribeiro.

Infraestrutura, Saúde e Educação

Morador da Aldeia Bananal, o indígena Dionedison Terena falou  dos vários tipos de benefícios do asfalto na MS-442, nas áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação. “Também na questão da produção. Essa estrada não pavimentada dificulta muito o transporte da produção da comunidade; atrapalha o transporte dos acadêmicos que vão estudar na cidade; e até o serviço de saúde. Então, a pavimentação da estrada vai trazer benefício muito importante para nossa comunidade”, destacou.

Também participaram do ato solene de autorização de início das obras o secretário estadual de Gestão Política, Sérgio de Paula; os deputados estaduais Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, e Felipe Orro; os deputados federais Beto Pereira e Rose Modesto; o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior; e o reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens