Terça-Feira 23/04/2024 05:49

Gafanhotos da Argentina não ameaçam MS, afirma doutor em entomologia

Estado - Natureza - Nuvem de Gafanhotos

Foto: Google Imagens

A nuvem de gafanhotos que está acabando com pastagens e lavouras na Argentina e se aproximou da fronteira com o Rio Grande do Sul não deve ser motivo de preocupação para os agricultores sul-mato-grossenses. Apesar de existir registro da presença da praga no Paraguai, as chances de o inseto chegar a Mato Grosso do Sul são remotas.

A afirmação é do engenheiro agrônomo Crébio José Ávila, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Entomologia e há 31 anos pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.

Em entrevista ao Campo Grande News, Crébio Ávila afirmou que o deslocamento da nuvem está ligado a condições climáticas, já que o inseto gosta de clima seco e alta temperatura. “Lógico que isso é fruto também do desequilíbrio biológico, pois seus inimigos naturais não estão operando no sistema, o que leva a essa população altíssima de gafanhotos”, explicou.

Segundo ele, tradicionalmente as nuvens dessa espécie de gafanhotos (de nome científico Schistocerca cancellata) aparecem na Argentina e no Paraguai, sem registro histórico de presença do inseto em Mato Grosso do Sul. “Já ocorreu na Argentina e no Paraguai em 1997 e 1999. Agora, em 2020, teve outro surto lá”.

O pesquisador afirma que esse gafanhoto tem grande poder de destruição, porque come de tudo. “Ele come tudo o que encontra pela frente, seja verde ou mesmo seco. Pode estragar arroz, algodão, soja, milho, o que tiver pela frente”. Crébio Ávila afirma que se a nuvem de gafanhotos entrar pela região Sul do país, a principal cultura afetada pela praga seriam as pastagens.

“Tinha uma previsão de chegar ao Rio Grande do Sul e chegou a 130 km do Brasil, perto do Uruguai. Havia uma chance de chegar ao RS, mas com as baixas temperaturas e os ventos, essa nuvem está sendo desviada para o Sul do Continente, para o Uruguai”, avaliou.

No fim de semana, a nuvem foi rastreada nos arredores de Curuzú Cuatiá, cidade argentina que fica a 110 km de Uruguaiana (RS). A região onde os gafanhotos estão fica distante pelo menos 850 km de Mato Grosso do Sul em linha reta.

O pesquisador disse que a Argentina tem feito o controle da nuvem de gafanhoto através da pulverização de inseticidas com avião, o que reduziu bem a população do inseto em Corrientes, província argentina encravada entre o Paraguai e o Brasil.

“Provavelmente não há chance de chegar ao Rio Grande do Sul e, em minha opinião, muito menos ainda de chegar a Mato Grosso do Sul. A probabilidade de acontecer é muito baixa, mas é um inseto que está por aí. Pode ser que no futuro a gente tenha essa experiência ruim em nossa região”, afirma o pesquisador.

Currículo – Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Crébio José Ávila é mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1999) e tem pós-doutorado pela Universidade de Nebrasca (EUA), em 2012.

Pesquisador da Embrapa desde 1989, é professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) no curso de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade e possui experiência em entomologia agrícola, com atuação nas áreas de pragas de solo e manejo de pragas da soja, milho e trigo.

Comitê estadual – Na semana passada foi criado o comitê estadual para monitorar e definir ações em caso de eventuais ataques de gafanhotos em lavouras de Mato Grosso do Sul. Na reunião em que foi definido o comitê, técnicos tranquilizaram os produtores de Mato Grosso do Sul.

Hoje (30), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União a portaria que estabelece diretrizes para plano de supressão e medidas emergenciais a serem aplicadas caso a nuvem de gafanhotos chegue ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.

Entre as medidas previstas estão recomendações gerais para uso de agrotóxicos e mecanismos de controle das quantidades de produtos químicos a serem distribuídos, comercializados e utilizados em caso de necessidade.

Durante o período de emergência fitossanitária decretada no RS e SC, os órgãos estaduais de defesa agropecuária deverão apresentar relatórios trimestrais ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do ministério, informando as ações executadas (Com informações da Agência Brasil e da assessoria da Semagro-MS).

 

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens