Terça-Feira 23/04/2024 10:39

Para evitar lockdown, Daniela defende intervenção na gestão da Saúde de Dourados

Ação Legislativa - Combate ao Coronavírus

Foto: Assessoria

Contra o fechamento total do comércio, a vereadora Daniela Hall (PSD) está defendendo a intervenção do Estado na gestão administrativa dos recursos que chegam para a Secretaria de Saúde para o enfrentamento e combate a Covid-19 em Dourados. Para Daniela, a população está vendo o anuncio de investimentos que passam de R$ 45 milhões, mas o atendimento precário persiste, sem contar a falta de estrutura oferecida aos profissionais da Saúde.

“O lockdown pode gerar impactos irreversíveis na economia como o desemprego em massa e fechamento de empresas. Por isso, para evitar que a Prefeitura chegue a esse ponto, precisamos de uma gestão técnica que possa resolver e dar celeridade nas demandas da Saúde.  É preciso fazer a abertura da ‘caixa preta’ das finanças da Prefeitura pelos órgãos fiscalizadores como o Ministério Público Estadual, Denasus [Departamento Nacional de Auditoria do SUS] e Tribunal de Contas da União. O município está pagando o que com os investimentos que chegam se até dias aras os agentes de saude estavam utilizando aventais de sacos plásticos doados?”, indaga.

Segundo Daniela, o lockdown vai depender da capacidade de atendimento nos leitos disponíveis e por essa razão cabe ao município tomar medidas emergenciais para barrar e controlar essa pandemia.  “O que chega é investimento do Estado como mais 10 leitos anunciados na última sexta-feira.  Hoje se faz muito pouco pelo município para controlar essa pandemia. Cobrei muito a instalação de barreiras sanitárias, na verdade desde a confirmação dos primeiros casos. Depois de muitas cobranças o município começou a instalar uma barreira que não "barra" nada por falta de estrutura.  Por isso se limitam a apenas aferir a temperatura dos transeuntes. Não há testagem das pessoas identificadas com temperatura alterada e não há a "sanitização" dos veículos com solução de hipoclorito de sódio, como tenho visto em várias barreiras instaladas em nosso estado. Existem muitas denúncias de contaminação dentro do próprio hospital de pacientes que entraram com outra enfermidade e acabam contraindo a doença”, relata.

Além disso, segundo Daniela, profissionais estão adoecendo emocionalmente e com a própria doença. “Falta rapidez nas decisões. Aprovamos a lei de uso obrigatório de máscaras há mais de 20 dias e somente na semana passada foi sancionada e com vetos. Pedimos para que a Prefeitura regulamentasse a fiscalização e ela vetou. Uma lei que obriga, mas que não compromete o gestor na fiscalização e não pune os infratores se torna inócua. Verdadeiro absurdo.  Não há fiscalização sobre distanciamento social. Nos bairros a vida está normal. E a prefeitura não está fiscalizando absolutamente nada. A Guarda Municipal tem feito o que pode, mas não consegue atender a todas as demandas. Não vejo uma campanha de conscientização em massa da população. Pedi desde o início que o executivo fizesse uma interlocução com o exército para que ele nos ajudasse com as barreiras sanitárias e com essa fiscalização. O exército brasileiro tem feito um trabalho muito bom em inúmeros municípios brasileiros. Tem efetivo pra isso e são treinados”, desabafa.

Daniela acredita que existem muitas outras formas de controlar a pandemia antes dessa medida extrema de fechamento, porém acredita que, sem uma intervenção técnica de órgãos superiores nas contas do município, o lockdown será única alternativa possível para controlar a doença”, lamenta a inércia da Prefeitura.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens