Sexta-Feira 19/04/2024 09:46

Devido às tratativas com bancos, Lei dos Consignados seguirá modelo do Estado

Ação Legislativa - Projeto de Lei

Foto: Arquivo

Foi aprovado na Câmara de Dourados o Projeto de Lei nº 59/2020, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que revoga a Lei nº 4.506/2020, que dispõe sobre a suspensão do cumprimento das obrigações financeiras referentes aos empréstimos consignados contraídos por servidores públicos municipais, no âmbito do município, durante o período de 90 dias e dá outras providências.

Em única discussão e votação, com requerimento de urgência especial, o PL foi incluído na pauta antes da sessão, por unanimidade. O texto foi resultado de novas tratativas que, mesmo reafirmando a legalidade e constitucionalidade do projeto anterior, identificou que a legislação não teria a aplicação imediata por resistência dos agentes financeiros e poderia ter uma tramitação na justiça por muito tempo, o que não atenderia a urgência da medida. O atual tenta resolver a situação seguindo a mesma legislação já aplicado no Estado.

“Os bancos indicaram uma possível judicialização no processo dos consignados, o que poderia levar meses ou anos para sermos atendidos. Dessa forma, a legislação se tornaria ineficaz, tendo em vista que o objetivo dela é urgente a fim de atender as famílias dos profissionais nesse momento da pandemia. Portanto, a Câmara adequa o documento aos moldes estaduais para que os servidores do município avaliem a necessidade da prorrogação do contrato”, explica Ishy.

Para isso, foi realizada uma reunião com convite a todos os representantes dos bancos envolvidos, comparecendo apenas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Estiveram presentes também representante da prefeitura e do Previd - Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados. Uma das dúvidas foi quanto a manifestação dos servidores que, agora, deverão formalizar o interesse e fazer as negociações diretamente com os bancos. Para fazer a prorrogação, é importante ressaltar que a prefeitura também precisa se manifestar a respeito.

O vereador Ishy lembra que os trabalhadores e trabalhadoras têm os gastos amplificados por outras obrigações neste momento de crise relacionada a pandemia do coronavírus e o valor, deixado de ser descontado na folha salarial, reforça o orçamento doméstico para que as famílias consigam enfrentar as diversas dificuldades que acompanham a situação pública. Ele ressalta também que esse dinheiro acaba sendo investido no comércio local que passa por enormes dificuldades em decorrência das medidas adotadas para conter a Pandemia em nosso município, finaliza.

O novo PL foi enviado ao Poder Executivo para a promulgação. A legislação entra em vigor a partir da data de publicação em Diário Oficial.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens