Quinta-Feira 25/04/2024 15:40

Retomada econômica e flexibilização em MS esbarram em indicadores da OPAS

Estado - Geral - Flexibilização das Medidas de Isolamento

Foto: Google Imagens

Equipe da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), vinculada à OMS (Organização Mundial da Saúde), está em Mato Grosso do Sul para, segundo o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, validar o plano de retomada da economia em cenário pós-crise, causada pela pandemia de novo coronavírus. Os técnicos da entidade devem permanecer no Estado até o fim de semana.

O papel da OPAS é de consultoria e orientação. Em abril, a instituição lançou guia técnica com considerações sobre ajustes nas medidas de distanciamento social, a fim de auxiliar na tomada de decisões por parte de governos.

O documento enumera indicadores que devem ser levados em conta para flexibilização ou endurecimento nas medidas de enfrentamento à pandemia. Um deles é o número de reprodução efetivo, resumido pela sigla “Rt”, que calcula o nível de transmissibilidade do vírus com base nos avanços de casos confirmados e mortes. Valores superiores a 1, indicam propagação desenfreada do vírus.

Segundo dados de monitoramento do grupo Covid-19 Analytics, da PUC-Rio, o Rt de Mato Grosso do Sul está em 1,3, ou seja, acima do considerado ideal.

A OPAS aconselha ainda que uma tendência de queda para Rt em direção a 1, ao longo de 14 dias, justificaria o início de um processo de redução das medidas restritivas.

Conforme o Covid-19 Analytics, a curva de monitoramento de Rt no Estado bateu seu pico em 12 de maio, com 2,31. De lá para cá, o indicador vem caindo, mas começa a se estabilizar.

A guia técnica da OPAS aponta que, se a decisão de afrouxamento é tomada, cada etapa deve se estender por pelo menos 14 dias. O intervalo é o ideal para identificação de alterações epidemiológicas no tempo correspondente ao período máximo de incubação (tempo entre a exposição à covid-19 e a percepção dos primeiros sintomas).

Outro indicador que advoga contra medidas de flexibilização no Estado é o teto de 5% na proporção de casos confirmados entre os notificados, por um período superior a 14 dias. A taxa atual em Mato Grosso do Sul é de 13,9% de testes positivos.

O Estado também não se encaixa na indicação de queda contínua de internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) atribuíveis à covid-19, por no mínimo 14 dias. Hoje, 34 pacientes confirmados ou suspeitos ocupam estes leitos, número que, há uma semana, era menos da metade disso (15).

Preocupação - Em transmissão ao vivo nesta manhã, o secretário Eduardo Riedel disse que a presença da OPAS no processo de validação do plano de retomada da economia do Estado serve para “que a gente tenha maior certeza e garantia, no sentido de ter um Mato Grosso do Sul mais seguro e precavido”.

O governo estadual se preocupa com a queda na arrecadação, de aproximadamente R$ 250 milhões referentes a maio, em decorrência da desaceleração na economia. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já classificou o socorro da União, de R$ 1,1 bilhão, como “insuficiente” para equilibrar as finanças.

O Estado segue entre as piores taxas de isolamento do País, segundo dados da startup InLoco, com 34,9% registrados ontem (9). O índice só supera Goiás (34,3%) e Tocantins (33,5%).

A guia da OPAS recomenda ainda que as medidas individuais de distanciamento social, com isolamento de casos e quarentena de respectivos contatos, são recomendadas independentemente do cenário de transmissão atual.

Mato Grosso do Sul chegou a 2.597 casos de covid-19 hoje, com 24 mortes. Outras 523 amostras suspeitas são investigadas em laboratório.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens