Quinta-Feira 18/04/2024 22:09

Governo defende integração do setor público e privado de Brasil e Paraguai para desenvolver fronteira

Estado - Desenvolvimento - Integração de Setores

Foto: Portal do MS

Campo Grande (MS) – O Governo de MAto Grosso do Sul defendeu a integração entre os setores Público e Privado para desenvolver  fronteira de Brasil e Paraguai. O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou no fim da tarde de segunda-feira (8) da live promovida pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil sobre os “Desafios e Oportunidades Regionais de Integração Produtiva – Capítulo Mato Grosso do Sul” e defendeu a importância da integração entre os setores público e privado do Brasil e Paraguai para identificar oportunidades de negócio e de modernização de protocolos sanitários e alfandegários que favoreçam as relações comerciais e contribuam para promoção do desenvolvimento econômico da região de fronteira.

“Esse processo de integração regional é fundamental para a logística e nos traz desafios e oportunidades, uma delas é Rota Bioceânica. Hoje temos o fechamento das fronteiras, que é uma questão momentânea, mas também um momento para nos dedicarmos ás ações mais burocráticas, como licitações, verificar leis, como alfândega entre os países do Corredor Bioceânico”, afirmou o secretário.

O titular da Semagro reforçou que “essa deve ser uma agenda de curto prazo. Temos de fazer um novo protocolo sanitário e de regramento alfandegário, principalmente nos municípios da fronteira, como Mundo Novo, Ponta Porã e Porto Murtinho. Promover de fato a integração hidroviária, rodoviária e ferroviária. A Rota Bioceânica já é uma realidade em execução, vai promover a integração dos países ao longo do trajeto, mas a grande oportunidade é que ela vai nos permitir chegar ao mercado asiático, o maior do mundo hoje, de forma competitiva”.

Ainda conforme Jaime Verruck, outra grande preocupação são os pequenos investimentos e negócios. “A preocupação do fechamento da fronteira está nesses pequenos negócios e vejo esse debate como de extrema importância para também discutirmos os impactos que eles terão mesmo após a reabertura das fronteiras. Precisamos de uma política de crédito e de reestruturação das cadeias. A integração ocorre, mas precisamos de capacidade para tomar decisões de forma mais rápida”, finalizou.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, defendeu que o momento é uma oportunidade para o alinhamento de ações entre os dois países, pontuando os principais gargalos enfrentados pelo setor privado, tanto do Paraguai como do Brasil. “Acredito que podemos fazer vários encontros de forma virtual, elencando cinco prioridades para discutirmos formas de solucionar esses problemas. As questões de fronteira nos preocupam bastante, principalmente com relação aos feriados prolongados, quando temos caminhões por um longo período presos dos dois lados da fronteira”, afirmou.

A ministra de Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Cramer, também defendeu o uso dos meios digitais para promover reuniões e também para fortalecer os negócios. “Acreditamos em um crescimento no comércio eletrônico e estamos trabalhando para desenvolver essa questão. Além disso, temos um plano de ações para a reativação da economia para minimizar os efeitos dessa pandemia, principalmente envolvendo as pequenas empresas com crédito e redução de custos para essas empresas”, declarou.

Entre as ações, destacam-se investimentos em infraestrutura com obras públicas de transporte e saneamento, incluindo as obras relativas à Rota Bioceânica, que ligará o Brasil aos portos do Chile no Oceano Pacífico, passando por Paraguai e Argentina. “Vemos essas ações como oportunidades de empresas brasileiras se consorciarem com empresas paraguaias para essas obras e, assim, ajudar na retomada da economia dos dois países”, acrescentou Liz Cramer.

O senador Nelsinho Trad, que também participou do debate, ressaltou que as relações entre os países vizinhos são prioritárias para o governo brasileiro. “Como sou de Mato Grosso do Sul, considero essencial esse tipo de ação diplomática, que, com certeza, vai trazer ações comerciais entre o Brasil e o Paraguai. Entendo que todos nós sofreremos grandes transformações pós-pandemia e essas relações de confiança, como as que temos entre o Mercosul, serão ainda mais importantes”, salientou.

Também participaram da live sobre “Desafios e Oportunidades Regionais de Integração Produtiva – Capítulo Mato Grosso do Sul” o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, João Carlos Parkinson de Castro, o embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico, o vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Didier Olmedo, e o presidente da Câmara de Comércio Paraguai e Brasil, Rubén Jacks.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens