Segunda-Feira 06/07/2020 20:23

Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Estado - Geral - Prevenção ao Coronavírus

Foto: Divulgação 

 

Campo Grande (MS) – Inspiradas por um vídeo de dois estudantes do sul de Taiwan, duas acadêmicas do curso de Informática da UEMS de Nova Andradina criaram um robô/borrifador de álcool em gel 70 construído com peças de lego. A ideia nasceu da vontade de contribuir com a prevenção do Covid 19 e pensando na segurança das crianças de volta às aulas.

Além de evitar o contato das pessoas com a embalagem de álcool, o robô torna o processo muito mais higiênico. Através de um sensor o aparelho percebe a aproximação das mãos e dispara o álcool. Por enquanto ele está sendo exibido na recepção da Prefeitura, mas a intenção é leva-lo para a porta da sala de aulas do Projeto Clube Robótica do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) que tem parceria com a universidade.

É lá que as estudantes Crislaine de Oliveira Souza Leite, no quarto ano da Faculdade (23 anos) e Rosa Ottersbach de França (20 anos) cursando o terceiro ano, viram professoras e ensinam crianças de oito e nove anos de escolas públicas e privadas a tomarem gosto pela tecnologia. A parceria entre as duas colegas teve início logo que foram admitidas no estágio. “Começamos a montar as aulas juntas e passamos a criar os robôs que usamos em sala de aula”, conta Rosa.

Proporcionar aos alunos a curiosidade pela investigação científica através dos conceitos de robótica, e estimulá-los no desenvolvimento da criatividade através de atividade lúdica educativa são os objetivos das aulas de robótica, explica Crislaine. Segundo ela, tudo isto permite que as crianças compreendam melhor o mundo tecnológico que as cerca. “Nosso trabalho é facilitar a aprendizagem, despertando a imaginação e o potencial criativo”, completa Rosa.

Referência na área de tecnologia

Avaliado com a nota quatro (numa escala de 1 a 5) no Conceito de Final de Curso, a área de Computação, Licenciatura da UEMS de Nova Andradina tem expertise e vários talentos. Alunos que participaram do PIBID (Programa institucional de bolsa para iniciação a docência) desenvolveram projetos como: carrinho robô e sistema de semáforo, entre outros, e apresentaram seus projetos em feiras como a FECINOVA.

O gerente da UEMS Nova Andradina, Sonner Arfux de Figueiredo, explica que a unidade possui um laboratório de computação embarcada onde são desenvolvidos diversos projetos de robótica. Os acadêmicos desenvolvem seus programas e podem fazer simulações com diversos kits de montagem que são disponibilizados pela instituição.

No robô construído por Rosa e Crislaine foram usados peças de Lego, um kit de robótica educacional cujo custo é pouco “salgado”, segundo as alunas. Mas o objetivo é aperfeiçoar o protótipo com recursos mais em conta. É bom notar que as jovens criadoras levaram apenas dois dias para construir o robozinho anti Covid 19.

“Seria bacana ver o protótipo em mais lugares”, diz Cris.  Por enquanto, com apenas um exemplar, ele ficará na Prefeitura até as aulas recomeçarem. “Queremos que ele fique na entrada da sala de aula”, explicam. E um dos motivos é exatamente para higiene e prevenção. “Mesmo quando este período de pandemia acabar, teremos que nos cuidar e cuidar das nossas crianças” concordam.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens