Sexta-Feira 25/09/2020 07:05

“Bairro de Dourados tem 84% das lâmpadas apagadas”, denuncia Daniela

Ação Legislativa - Manutenção de Lâmpadas

Foto: Assessoria

Relatório realizado pela vereadora no bairro foi encaminhado para o Ministério público Estadual

Relatório da vereadora Daniela Hall no Campina Verde, aponta que 84% do bairro está na escuridão. Entregue em julho de 2019, portanto há 6 meses pela Prefeitura, o residencial nunca passou por manutenção das lâmpadas de postes, segundo moradores. Na semana passada, a vereadora esteve no local e encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual.

Conforme o documento, o bairro está na mais completa escuridão, aproximadamente 84% das lâmpadas estão queimadas. Dos 105 postes existentes, apenas 61 possuem braço de iluminação e entre estes apenas 11 funcionam.

A vereadora relatou ainda que o secretário de serviços urbanos de Dourados, Fabiano Costa,  informou a ela que não é possível efetuar os reparos, uma vez que a empresa que realizou a obra ainda é a responsável legal pela iluminação pública do local, pois ela não teria sido oficialmente entregue. “O fato é que as unidades habitacionais já foram entregues e os proprietários já tomaram posse, construíram muro e benfeitorias nos imóveis. A prefeitura municipal já realizou duas notificações  à empresa e até o presente momento não houve nenhum retorno”, acrescenta Daniela.

Conforme a vereadora, a Secretaria informou ainda que o projeto da iluminação pública previa a instalação apenas dos braços existentes, ou seja, 66 pontos de iluminação. No entanto, conforme relatado apenas 16% estão funcionando. “O problema é que os moradores não podem ficar à mercê da boa vontade desta empresa, que recebeu pelos serviços e não entregou a obra em perfeito estado de funcionamento. Aproximadamente 353 famílias recolhem a Contribuição para o Custeio da Iluminação pública (COSIP), sem receber o referido serviço público.

Segundo informações de alguns moradores, muitos furtos e violências diversas vem ocorrendo no local e, até encontram dificuldade para chamar taxis ou motoristas de aplicativos, em razão da falta de segurança gerada pela iluminação pública precária.

Luz na Fita

A vistoria realizada pela vereadora faz parte do “Luz na Fita”, um trabalho que vem realizando desde o início do ano passado e que já passou por dezenas de bairros. O objetivo é sinalizar todos os postes sem iluminação com uma faixa vermelha e  cobrar providências da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura.

"Nós fizemos um raio-x da iluminação pública em pelos bairros. Depois, a localização exata de cada poste sem manutenção e entregamos para a Prefeitura. Nem assim os cidadãos foram atendidos. Agora estamos sinalizando com uma fita vermelha para ver se o município consegue ‘enxergar’ o problema", destaca.

A parlamentar entregou relatórios ao Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. Os relatórios serviram de base para ela pedir a suspensão da taxa de iluminação pública, já que, segundo ela, a população está pagando por um serviço que não tem. À pedido de Daniela, o Tribunal de Contas do Estado também abriu auditoria nas contas da Prefeitura de Dourados. O procedimento pode ser consultado pela internet, no site do TCE, com o número: TC/2456/2019.

O MP também ingressou na Justiça com base nesses relatórios e o Judiciário recentemente decidiu pela obrigação de não fazer, no caso a Prefeitura, de desvincular recursos da Cosip para outras finalidades, além de apresentar relatório de manutenção nos bairros a cada 60 dias, entre outras.

Serviço

Daniela Hall tem colocado o serviço de WhatssApp dela à disposição da população para que os moradores possam entrar em contato e denunciar postes sem iluminação, por meio do número (67) 99174-4554. O mesmo serviço serve para agendar visitas da vereadora no bairro para fazer o trabalho de mapeamento e sinalização com a fita vermelha.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens