Terça-Feira 23/04/2024 04:28

Assinatura de convênios garante repasse de R$ 1,5 milhão para pesquisas no Estado

Estado - Ciência e Tecnologia - Pesquisa

Foto: Portal do MS

Campo Grande (MS) – O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), realizou na manhã desta terça-feira (20/08), a assinatura dos Termos de Outorga referentes ao Edital Universal 06/2017, que garante R$ 1,5 milhão à pesquisa no Mato Grosso do Sul.

Participaram das assinaturas os pesquisadores responsáveis pelos 27 projetos aprovados neste edital. São grupos de pesquisa ligados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado como a UFMS, UEMS, UFGD e UCDB. As pesquisas abordam temas variados como diagnósticos socioambientais de bacias do Estado; conversão de glicerol em energia; estudo de atividades anticancerígenas de plantas encontradas no Estado, bioprospecção de espécies nativas do bioma pantaneiro, estudo sobre alternativas para a produção de ovinos de corte no MS, entre outros.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, falou da importância dos investimentos em pesquisa do governo do Estado. “O Edital Universal é de grande importância para a produção científica do Estado, visto que abrange pesquisas das mais diversas áreas e instituições. Conversando hoje com os pesquisadores, tomei conhecimento de estudos nas áreas de bioeconomia, bioecologia, veterinária, bioquímica e uma série de outras áreas de interesse para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas em Mato Grosso do Sul. Além disso, o Edital Universal é regido pelo Novo Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação de MS, que dá prioridade ao resultado final da pesquisa. Isso significa menos burocracia e mais tempo investido no que realmente interessa: produzir conhecimento e tecnologia que impactem a sociedade, melhorando o dia a dia das pessoas e trazendo retorno à população”, afirmou o secretário.

O diretor-presidente da Fundect, professor doutor Márcio de Araújo Pereira, conversou com os pesquisadores sobre os próximos passos do edital e, juntamente com a equipe da Fundect, passou orientações técnicas a respeito do certame.

“Após a assinatura dos Termos de Outorga, a equipe da Fundect terá um prazo de aproximadamente 20 dias para entregar aos pesquisadores aprovados o cartão BB Pesquisa, já com recursos da primeira parcela depositados. A primeira parcela será de mais de 500 mil reais para despesas de capital”, afirmou Márcio.

Representando os pesquisadores outorgados, a pesquisadora da UFMS, Inês Aparecida Tozetti, falou da importância destes recursos nas pesquisas desenvolvidas nas instituições de Mato Grosso do Sul.

“Esta é uma manhã de comemoração, estamos vendo pesquisadores que desenvolvem trabalhos incríveis recebendo recursos do Governo do Estado para continuar com seus experimentos. A pesquisa, ciência e tecnologia de Mato Grosso do Sul precisa muito do apoio do Governo e da Fundect, precisamos de mais editais, precisamos valorizar cada vez mais os trabalhos científicos desenvolvidos por tanta gente boa espalhada pelos laboratórios de MS”, concluiu.

Participaram da assinatura dos Termos de Outorga, o reitor da UFMS, Marcelo Turine; a reitora da UFGD, Mirlene Damázio; o diretor da Famasul, Marcelo Bertoni; o pró-reitor da UCDB, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho; secretário especial do Governo de MS em Brasília, professor Pedro Chaves dos Santos, além do sub-secretário de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Odara Araújo Leal.

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens