Sexta-Feira 26/04/2024 04:36

Em noite de gala da cultura sul-mato-grossense, governador reinaugura Museu

Estado - Cultura - Museu da Imagem e do Som

Foto:

Em solenidade de reinauguração do Museu da Imagem e do Som (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), ocorrida na noite de ontem (3), o governador André Puccinelli destacou a importância de o Estado ter espaços culturais preservados e conquistados.

“Assim podemos ter a interação da sociedade de forma a mostrar o que fomos, o que somos e, com a interação, o que seremos”.

Por meio do projeto de Adequação das Áreas de Salvaguarda do Acervo e Implantação da Sala de Projeção, realizado com o apoio do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e contrapartida do governo do Estado, o museu ganhou uma sala de projeção com 70 poltronas reclináveis, passou a ter uma sala de exposição com quatro projetores e saídas de som independentes, e teve a área de acervo reestruturada com arquivos deslizantes.

Para realçar esse grande momento do patrimônio histórico e cultural do Estado, foi lançada a Exposição Audiovisual “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul”, baseada na obra homônima do jornalista Rodrigo Teixeira, financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais do Estado (FIC-MS), com trilha sonora do Projeto “Memória Fonográfica de MS” de Carlos Luz e Ismael Sprandel, idealizadores do Kit de Difusão Musical da FCMS.

O evento contou com a presença de Maria Margareth Escobar Ribas Lima, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul; do presidente da FCMS, Américo Calheiros; da gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Neusa Narico Arashiro; do coordenador do MIS de MS, Rodolfo Ikeda; do jornalista Rodrigo Teixeira, autor do livro “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul”; do pesquisador da música sul-mato-grossense Carlos Luz; das duplas sertanejas de raiz Beth & Betinha e Tostão & Guarany e Guilherme Rondon, dentre outras autoridades e grandes nomes da cultura sul-mato-grossense.

O governador agradeceu à Idara Duncan, que foi homenageada dando nome à sala de projeção, pelo mérito da criação do MIS, em 1990, ocasião em que foi secretária estadual de Cultura; à Maria Margareth Escobar, pela atuação na Superintendência Estadual do Iphan e à equipe que compõe a Fundação de Cultura. “Na realidade nós aferimos, com o beneplácito da competência dos que atuam, os dividendos políticos à boa equipe que a Fundação de Cultura tem, aos precursores que idealizaram o museu como a Idara e dos que nos auxiliam. Ao sucesso, Mato Grosso do Sul, e que no som e no visual, possamos mostrar que nosso Estado é o mais belo da Federação e o mais competente na música a começar pelo nosso hino”.

O presidente da FCMS, Américo Calheiros, destacou a sensibilidade e a competência do governador por seu pronto apoio à restauração do museu, e ao Ibran e ao Iphan por aportar os recursos através de seus editais.

“É um orgulho podermos homenagear a Idara com o nome a esta sala, devido à grandeza de sua atitude e colaboração para com a cultura de nosso Estado. Não se concebe mais um museu como um depósito de velharias, coisas inservíveis. Atualmente museu é sinônimo de um espaço dinâmico, aberto á comunidade, com fins educacionais, atuando como repositório vivo de nossa memória sócio-histórica e cultural no âmbito do audiovisual. Teremos a partir de agora uma programação intensa e um espaço pronto para atender ao público. Dependendo da programação, o público vai poder se encontrar com Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, Ingmar Bergman; por quê não Sônia Braga, Fernanda Montenegro, Joel Pizzini; Essi Rafael, num sentido mais contemporâneo; que são frutos da criatividade do talento e da força do audiovisual do mundo, do Brasil e de Mato Grosso do Sul”.

Notícias MS / MShoje.com

Campo Grande, reinauguração, Museu da Imagem e do Som (MIS de MS)

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens