Terça-Feira 16/04/2024 10:51

Debate abre a discussão de reforma tributária

Estado - Política - Senado

Foto: Dourados Agora

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), avalia que a audiência pública em torno do projeto de resolução do Senado, o PRS 72/10, que trata do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados, ontem, representa o ponta-pé inicial do movimento pela tão sonhada e exigida reforma tributária.

“Sem dúvida, essa audiência pública é o início de um debate muito importante, que resgata a função do Senado, como uma casa que representa a Federação, tocando num ponto fundamental que é a questão das importações, num momento onde temos uma grande competição internacional, especialmente da China e um problema sério que é o câmbio. Talvez muitas pessoas não tenham entendido o alcance dessa audiência pública de hoje, mas ela deu início à reforma tributária que a presidenta Dilma Rousseff defendeu ao longo da campanha em 2010, e Mato Grosso do Sul precisa acompanhar tudo isso de perto para que o nosso Estado não fique, por exemplo, sem a cobrança de ICMS sobre o gás natural boliviano, que tem uma representatividade grande na nossa arrecadação e não podemos deixar que isso aconteça”, disse Delcídio, que é o relator do projeto apresentado pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

A proposta ataca o ponto central da guerra fiscal entre os estados: o ICMS interestadual sobre os importados, hoje fixado em 12% por uma resolução do Senado, e propõe zerar o ICMS dos produtos que não tenham sido submetidos a processo de industrialização no Brasil ou que tenham sido submetidos a processos que apenas alteraram sua apresentação.

Presidida por Delcídio, a audiência pública reuniu na CAE, além dos parlamentares, vários secretários estaduais de Fazenda e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que anunciou uma "reforma tributária fatiada", começando pela definição das alíquotas interestaduais.

“O debate com os secretários de Fazenda sobre a Resolução 72 do Senado foi fundamental. A indústria brasileira está perdendo competitividade, principalmente em função da entrada da China, agressiva, no sentido de comercializar seus produtos, e nós temos muito a fazer. A partir desta audiência pública vamos fazer a lição de casa com o Ministério da Fazenda, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), com os senadores e senadoras, e ainda no primeiro semestre queremos liquidar essa fatura para garantir a competitividade que o Brasil precisa”, disse Delcídio.

Segundo Nelson Barbosa, para atrair indústrias, alguns estados adotam mecanismos como o crédito presumido ou o diferimento no pagamento. No crédito presumido, o estado dá um desconto no ICMS interestadual de 12%, reduzido, na prática, a 3% ou 4%, embora dê à empresa beneficiária um comprovante de pagamento de 12%. Quando a mercadoria sai do estado de origem, já tem um crédito de 12%, que será abatido do ICMS total na venda, de 18%, pagando a diferença de 6%. Com o diferimento, a empresa paga os 12% do ICMS interestadual, mas ganha financiamento do valor em até 30 anos, a taxas de juros subsidiadas. Para Nelson Barbosa, esses incentivos podem fazer sentido no estado interessado na planta industrial, mas geram um efeito nocivo no País. Combinados com a apreciação cambial forte, o resultado é o enfraquecimento na competitividade das empresas brasileiras. Sobre a idéia de zerar a alíquota, o secretário Executivo do Ministério da Fazenda disse que isso eliminaria uma das partes mais visíveis da guerra fiscal entre os estados, brecando os incentivos baseados no ICMS interestadual sobre produtos e mercadorias importados, mas poderia gerar desequilíbrio em vários estados. Por isso, ele propôs uma transição: as alíquotas passariam de 12% para 8% em 1º de janeiro de 2012; para 4% em 2013; e para 2% a partir de 2014.

“Essa proposta é razoável. Você tem uma regra de transição, evidentemente, porque alguns estados querem mais. Mas eu acho que vai dar para compor e encontrar uma saída para resolver esse flagelo que tem sido o câmbio, especialmente na questão da importação, que tem prejudicado muito as indústrias brasileiras. Da forma como está, corremos o risco, se a gente não agir, de promover um processo de desindustrialização do Brasil”, declarou o senador.

DouradosAgora

Senado, Econômicos, Razoável

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens