Quarta-Feira 17/04/2024 20:14

800 produtores rurais de MS seguem para Brasília em defesa do novo Código Florestal

Estado - Agronegócio - Importância do Novo Código

Foto: Famasul

Quinze ônibus com cerca de 800 produtores rurais do Mato Grosso do Sul saíram na manhã desta segunda-feira (04.04) rumo a Brasília em defesa da aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.

Em todo o País, serão cerca de 20 mil produtores rurais e representantes da sociedade civil que estarão em Brasília para a mobilização, nesta terça-feira (05), em frente a Esplanada dos Ministérios a favor da votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que estabelece nova norma legal para a proteção das florestas.

O Presidente do Sindicato Rural de Rio Negro, Maurício Bonifácio Delalibera, vai viajar cerca de 20h até Brasília para participar do ato. “O que nós queremos é o equilíbrio entre o desenvolvimento e a produção e para isso precisamos nos mobilizar”, ressaltou. O atual debate em torno da proposta que atualiza o Código Florestal brasileiro divide opiniões e dá abertura a um diálogo que envolve ambientalistas, ruralistas e sociedade civil. 

“Estamos tentando dar um caráter científico e prático para essa discussão. Isso vai aproximar ambientalistas e produtores rurais”. A declaração do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, ratifica que a alteração no Código Florestal não atenderá somente às necessidades do setor agropecuário e sim à realidade econômica e sustentável do País. “Essa discussão está trazendo para o centro o debate e eliminando os radicalismos de posição”, complementou.

Imagem: Google Images

De acordo com o presidente da Famasul, o texto de Aldo Rebelo não é consenso entre o setor produtivo e nem entre os ambientalistas. Mas a discordância, ressalta, é o que traz consistência ao debate, levando-se em conta tanto aspectos ambientais quanto econômicos. “O grande mérito do relatório é justamente não se pautar por extremismos, por uma visão desenvolvimentista pura, embora também não se paute pelo ambientalismo romântico”, balanceou.

 
Com a atualização do Código, a expectativa é que a nova legislação traga segurança jurídica ao campo, garantindo a oferta de alimentos de qualidade à população brasileira. “A perspectiva é que o texto seja aprovado, porque ele é feito frente à realidade do País”, enfatizou Eduardo Riedel. 

Desde que entrou em vigor, em 1965, o Código Florestal brasileiro passou por diversas modificações feitas por meio de leis e medidas provisórias. Dentre elas o decreto 7029, de 2009, que se entrar em vigor no dia 11 de junho, como está previsto, deve deixar cerca de 90% dos produtores rurais brasileiros em situação irregular perante a lei. 

De acordo com o que está previsto no documento, todas as propriedades rurais serão obrigadas a possuir reservas legais de florestas nativas registradas até 11 de junho, uma condição que atualmente poucas atendem. “Temos que lembrar que na década de 1960 o Brasil era importador de alimentos. E hoje além de ser exportador expressivo, atende a demanda interna que aumentou expressivamente”, reforçou Eduardo Riedel.


Programação


A chegada dos ônibus de diversos estados do País está prevista para às 8h desta terça-feira (05.04). Logo em seguida, às 9h, haverá uma reunião em frente ao Congresso Nacional, dando início à mobilização com a execução do Hino Nacional e um toque de berrantes. Por volta das 9h30, está programada uma Missa campal. Após a missa, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, estará à disposição da imprensa, na Esplanada dos Ministérios. Às 10h30, haverá pronunciamentos de parlamentares.

 

Na hora do almoço, às 12h, será servido aos participantes um arroz de carreteiro. Conforme a programação, às 14h será realizado um grande abraço simbólico ao Congresso Nacional. Logo após, das 15h às 16h30, os participantes farão uma vista aos deputados, na Câmara dos Deputados. O retorno das caravanas aos seus estados está programado para às 17h. 


 

 

Famasul / MShoje.com

Brasilia, produtores rurais, Mato Grosso do Sul, defesa, novo Código Florestal Brasileiro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens