Sexta-Feira 26/04/2024 04:00

Cheque Clonado - o golpe da vez dos estelionatários

Brasil - Comércio e Serviços - Clonagem de Cheques

O comerciante hoje já não tem a segurança de que está fazendo um bom negócio quando recebe um pagamento em cheque. Esse cheque pode ser um cheque clonado.

O cheque clonado constitui hoje uma grande ameaça à lucratividade do comércio.

O comerciante tem muito pouco a fazer ao receber um cheque clonado, por isso essa modalidade de golpe está tão em moda e se constitui em uma prática tão perigosa para os negócios do comércio.

Apresentamos aqui, informações preciosas sobre o cheque clonado e fraudes em geral com cheques para que comerciantes de todo o Brasil saibam como se proteger dessas fraudes.

Parece verdadeiro, mas não é.

Essa é a aparência de um cheque clonado, que se tornou o alvo da vez de estelionatários.

(Este é um cheque clonado mostrado no site da ACIM- Associação Comercial de Marilia/SP. Nota-se que o CMC7 bate exatamente com as informações do cheque, porém se repararmos bem, no campo valor (tanto o numérico quanto o extenso) existe uma tarja branca totalmente desigual ao papel de fundo do cheque. A agência 7341 não existe em Marília como diz no canto inferior esquerdo do cheque, esta é de São Paulo)

O avanço da tecnologia, o aperfeiçoamento das máquinas de impressão e a falta de controle das instituições financeiras na emissão de talonários facilitam a ação dos fraudadores, que são capazes de emitir talonários inteiros de cheques falsos ou clonados.

Para aprender a se defender de tais golpes, principalmente de receber um cheque clonado, é preciso que o estabelecimento comercial tenha em mente algumas técnicas.

Conheça de quais os métodos os estelionatários se utilizam para emitirem cheques clonados.

Quais os métodos utilizados na clonagem de cheques?

Cheque clonado 1: Uma folha de cheque verdadeira tem o nome e os números do RG e CPF originais apagados e substituídos por outras informações. Na prática, isso significa que uma pessoa com nome “sujo” pode utilizar o nome de outra (sem registro de débitos) em um cheque clonado para conseguir fazer suas compras. Assim, quando o comerciante informa o número do cheque, em consulta ao SCPC, o sistema pode não apontar problemas.

Cheque clonado 2: A imagem de uma folha de cheque é extraída e utilizada em impressoras de boa qualidade para imprimir folhas de cheque em nome de usuários verdadeiros ou não.

Cheque clonado 3: Alguns números de série do cheque são raspados e são aplicados outros números com adesivos.

Cheque clonado 4: Os números de série de cheques que foram extraviados ou roubados são retirados com bisturi. Depois, outra folha do mesmo banco é colada, modificando-se os números de série. Com a numeração trocada, uma folha de cheque que não estará bloqueada é criada.

Cheque clonado 5: Uma caneta cuja tinta pode ser apagada tão facilmente quanto um lápis é oferecida para o preenchimento do cheque. Depois, os criminosos só têm de apagar com uma borracha e alterar o valor.

Cheque clonado 6: Com um cotonete e um pouco de cândida (água sanitária), “lavam-se” os valores dos cheques. Depois é só escrever o novo valor por cima.

Cheque clonado 7: Aproveitam-se espaços em branco para adulterar o cheque. Oitenta reais pode, com a ajuda do número 1 na frente, virar R$ 180,00. A folha de cheque é cortada e a parte inferior (onde há assinatura) é aproveitada. Depois, é feita uma montagem colando-se a parte que falta de outro cheque.

Aprenda a conferir se você recebeu um cheque clonado.

Verifique se não há rasuras na numeração do cheque e da conta bancária (a tonalidade da tinta deverá ser sempre a mesma).

Compare se os dados impressos em código de barras localizados no rodapé de cada cheque conferem com os dados impressos na 1.ª linha na parte superior do cheque. (Conforme figura abaixo):

Fique Atento!

O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor trata da responsabilidade objetiva do fornecedor de serviço.

Funda-se esta na teoria do risco empreendimento, segundo a qual todo aquele que se dispõe a exercer alguma atividade no campo do fornecimento de bens e serviços tem o dever de responder pelos fatos e vícios resultantes do empreendimentos independentemente de culpa.

E, de acordo com § 3º, II, do mesmo artigo, cabe ao Banco prestador de serviço, provar a culpa exclusiva do consumidor, para que possa se eximir do dever de indenizar.

DF / www.chequeclonado.com.br

cheque clonado, defesa do consumidor, estelionato,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens