Segunda-Feira 23/05/2022 10:35

Sindigraf e Abigraf trazem presidente da Heidelberg para falar sobre mercado

Estado - Comércio e Serviços - Inovação e Produção

Foto: Fiems

O Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e a Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Estado) reuniram, na noite de ontem (24/02), na sede das entidades, empresários, lideranças e profissionais do setor para palestra com o presidente da empresa Heidelberg para a América do Sul, Dieter Brandt. O executivo da maior fabricante mundial de produtos para a indústria gráfica destacou perspectivas positivas para o mercado e explicou que o segmento avança com os produtos impressos tendo um papel fundamental dentro da indústria da comunicação.

Ele destacou que os mercados emergentes apresentam alto potencial crescimento acelerado. “Hoje, a impressão mundial gera 1% do PIB mundial, o que equivale dizer que movimenta 380 bilhões de Euros. A América Latina, a China e a Índia devem estar entre os que mais devem apresentar crescimento no setor. Para se ter uma idéia do potencial em expansão desses mercados basta relatar que o Japão chega hoje a índice de consumo de 400 quilogramas per capita por ano de impressões e em 2009 aqui no Brasil nós atingimos 60 quilogramas per capita”, relatou, acrescentando que a cada ano são abertas mil novas empresas gráficas.

O executivo ainda pontuou que a indústria gráfica entrou num nível de competitividade que deve se continuar em ascensão, principalmente nos próximos dez anos. “Nos últimos anos a melhoria na tecnologia de impressão foi considerável. Os materiais impressos devem continuar mantendo a vantagem e a impressão só perderá uma pequena parcela de mercado para as mídias eletrônicas. O crescimento no mercado de embalagens deve alcançar índices na casa dos 25%”, disse, acrescentando que colaboram para essa expansão a abertura de empresas e shoppings que querem oferecer ao consumidor produtos em embalagens, que chamam a atenção e os diferencie.

O presidente da Heidelberg para a América do Sul salientou que, assim como muito setores produtivos, o mercado gráfico deve enfrentar desafios nos próximos anos, a falta de profissionais qualificados em distintos níveis, relatando que nos últimos anos o Brasil enfrenta uma insólita dificuldade, que foi batizada de apagão de mão-de-obra. “Agravou-se a carência de recursos humanos, a tal ponto que passa a ser considerada um dos obstáculos ao crescimento sustentado. O mercado gráfico não é diferente e precisa investir em formação profissional. Investir valores importantes em máquinas modernas e não ter profissionais para operar pode levar a indústria a um gargalo de estrangulamento”, disse.

Empresários

Atentos às informações estratégicas para o mercado, os empresários e profissionais de setor fizeram perguntas e solucionaram dúvidas. Valton Júnior, proprietário da Gráfica Max Print, aprovou a iniciativa dos sindicatos em organizar programações que levam conhecimento e informação ao setor. “É uma excelente iniciativa que contribui para que o mercado avance ao conhecer novas tendências e máquinas”, disse.

Já o proprietário da Gráfica Zap, Alexandre Queiroz, ficou satisfeito por ter acesso a tecnologias que geralmente são encontradas em eventos de grande porte do setor. “Conheço a marca e tenho interesse em investir num equipamento com mais cores para dar um up grade no empreendimento e estou tendo a oportunidade de conhecer as opções aqui, sem ter de deixar a minha empresa para me deslocar para feiras. É muito importante para a competitividade das indústrias ter acesso a eventos como este”, afirmou.

O presidente da Abigraf/MS, Julião Gaúna, destacou que o evento teve como foco a elevação do conhecimento e das informações do setor que conta hoje com cerca de 300 empresas que geram aproximadamente 5 mil postos de trabalho. “Fizemos um levantamento e constatamos que 85% das indústrias gráficas do Estado são micro, pequenas e médias empresas. Promover eventos como esse, em que a maior indústria de máquinas off set do mundo vem até aqui e se coloca a disposição do empresário para evoluir, com certeza faz toda a diferença para a competitividade dessas empresas. E é justamente esse o nosso foco, tornar o nosso empresário um empreendedor, que investe em tecnologia agregando valor ao produto final aqui dentro do Estado”, explicou.


O presidente do Sindigraf/MS, Anníbal Teixido, destacou que é um alento para os empresários do setor ouvir de uma liderança executiva mundial que a indústria de impressões não vai acabar. Ele destacou que além de tecnologia e informação, o evento promove esperança ao segmento. “Nossa missão como liderança é investir em capacitação e municiar o empresários com informações. Também nos meses de março e abril já estão agendados eventos para dar suporte ao empresário gráfico sul-mato-grossense. São programações que contribuem para que o setor continue gerando a cada dia mais emprego e renda”, concluiu.

 

Fiems

eventos, Sindigraf-MS, Abigraf-MS, indústria gráfica, estado de Mato Grosso do Sul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens