Terça-Feira 23/04/2024 15:41

Secretário de Desenvolvimento do Centro-oeste visita MS, visando ações de desenvolvimento

Estado - Ações Públicas - Desenvolvimento Regional

Foto: Rachid Waqued

Secretários e técnicos do governo do Estado, universidades e sociedade civil organizada se reuniram hoje (17) à tarde com o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado,no auditório da Governadoria, em Campo Grande. A reunião é apenas uma etapa da agenda de visita do secretário que vai sobrevoar municípios de Mato Grosso do Sul onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo para propor ações de desenvolvimento regional.

“O objetivo primeiro é ouvir o setor produtivo, os atores políticos, a comunidade em geral, a sociedade civil organizada para saber quais são os problemas que atingem o Estado e a gente pensar em planejamento estratégico indutor do desenvolvimento regional, não só aqui, mas nos quatro Estados que compõem o Centro-oeste, principalmente com a volta da Sudeco [Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste]”, explica Marcelo Dourado.

De acordo com Marcelo Dourado, a Sudeco terá uma tarefa muito importante para definir o desenvolvimento regional, mas que precisa da união de todos. “Só teremos sucesso se este trabalho for coletivo com o governo federal, Estados, municipios, entre outros. Vamos começar formatar este projeto do governo federal de combate à pobreza, por isso que vou visitar os municipios mais carentes do Estado”, informou.

Com a visita “in loco”, o secretário afirma que é possível ouvir as demandas, discutir a questão social, econômica que envolve o desenvolvimento do Estado e “em comum acordo definir o Programa de Erradicação da Miséria Absoluta, no prazo de quatro anos que já foi definido pela presidente, Dilma Roussef e o ministro Fernando Coelho. Essa é a grande bandeira de desenvolvimento regional”, afirma.

Marcelo Dourado disse que ficou satisfeito com a reunião de hoje. “Encontrei pessoas motivadas, que acreditam que é possível a gente mudar a realidade sócio econômica do Estado e podendo gerar renda e riqueza para todos. Agora vou visitar os municipios mais carentes e vamos pensar o que o Estado precisa fazer para melhorar as condições de vida da população, no que se refere à justiça social, segurança alimentar, trabalho, renda, cultura, etc”, disse.

 O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste revela que o objetivo é atuar num curto espaço de tempo. “A gente quer atuar mais rápido possível, porque os problemas de ordem social são sérios, mas o norte já esta definido para o governo federal que é o programa nacional no efetivo combate à miséria. Em Brasília se discute que até o final de março teremos a formatação final deste programa, então a definição da ação efetiva dos governos deve começar a partir de abril com definições orçamentárias dos programas macro indutores”, revelou. Os resultados já deverão ser vistos no prazo de um e dois anos.

MS

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, o Estado têm muito para buscar junto ao Ministério da Integração Nacional. “Temos toda a política de fronteira e temos que acabar com as desigualdades regionais. Com essa nova visão da Secretaria Nacional do Centro-oeste podemos ter projetos conjuntos para diminuir essa deficiência regional”, comenta.

Um dos projetos, de acordo com Tereza Cristina é o do leite para a agricultura familiar. “Vamos trazer esse pessoal para a produção que é um projeto que democratiza muito a renda porque 90% dos pequenos produtores estão na área de leite e se melhorar essa tecnologia, eles podem ter uma renda muito melhor”, explica. A secretária informa ainda haverá sobrevôo em algumas aldeias indígenas e assentamentos para conhecer a região de fronteira. “Em cima disso vamos trabalhar políticas adequadas para essas regiões. Vamos discutir o setor produtivo, o FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste], a nova agência de desenvolvimento e a Sudeco”, concluiu.

 

Noticias MS

Secretários, técnicos do governo, Estado, universidades e sociedade civil organizada

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens