Sexta-Feira 19/04/2024 19:08

Fábrica Verde e Em Nome das Cidades reforça presença da indústria nos municípios

Estado - Educação e Cultura - Resgate Histórico

Foto: Fiems

 

Meio ambiente e resgate da identidade dos municípios. Esses são os méritos dos projetos Fábrica Verde e Em Nome das Cidades, do Sesi, lançados pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, na noite de ontem (16/02), durante cerimônia no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, para chamar a atenção das pessoas para o aumento do número de espécies da fauna pantaneira ameaçadas de extinção e contar as origens dos nomes das cidades de Mato Grosso do Sul. “O Sistema Fiems tem um papel estratégico na área de responsabilidade social e educação, por meio das ações do Sesi, que também se estendem para a saúde e o lazer. O nosso grande desafio é fazer do Sesi um eficiente provedor de soluções sociais para os industriários e seus dependentes, além de um centro de conhecimento e cidadania”, declarou, reforçando que, por meio desses dois projetos lançados, a Fiems demonstra a força da indústria nos municípios do Estado.

Sérgio Longen informa que o projeto “Em Nome das Cidades” vai revelar, neste primeiro momento, as origens dos nomes dos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. “O nosso objetivo é promover o resgate histórico e o conhecimento, trazendo à tona curiosidades importantes para que os habitantes de cada lugar possam compreender mais sobre si próprios e sobre Mato Grosso do Sul como um todo”, analisou, completando que as informações sobre a origem de cada nome foram levantadas durante pesquisas realizadas nos últimos seis meses e a divulgação será feita com a veiculação de curtas metragens com um minuto de duração cada, com emprego de técnica de animação sofisticada, que traz referências estéticas e sonoras de cada cidade.

Ele explica que os vídeos também serão veiculados nas emissoras de TV e nos cinemas, a partir desta quinta-feira (17/02), além de serem distribuídos para as escolas da rede Sesi de Educação e também para as das redes pública e privada de ensino, juntamente com 200 mil cartilhas. “Já o projeto Fábrica Verde, que vai conscientizar as pessoas sobre o crescente aumento do número de espécies da fauna pantaneira em risco de extinção, também conta com produção de curtas metragens de um minuto de duração cada dedicados exclusivamente a contar um pouco da história de 12 animais em extinção que ainda habitam Mato Grosso do Sul – tatu-canastra, tamanduá-bandeira, lobo-guará, cachorro-vinagre, gato-do-mato, onça-pintada, ariranha, cervo-do-pantanal, codorna, codorna-buraqueira, arara-azul-grande, tico-tico-do-campo e galito”, pontuou.

O Fábrica Verde também prevê a exibição dos curtas-metragens nos canais abertos de TVs do Estado e nos cinemas de Campo Grande e do interior antes da exibição dos filmes. “Ainda está prevista a distribuição de 1.000 cópias em DVDs dos 12 filmes para que sejam utilizadas na rede escolar estadual e municipal e nas escolas do Sesi, bem como na abertura de festivais e festejos de valorização cultural. Também serão entregues 100 mil cartilhas educativas que contarão a história dos 12 animais em risco de extinção para que sejam distribuídas junto às escolas sul-mato-grossenses. Este é o nosso compromisso com a educação e a responsabilidade social que se consolida ainda mais com a execução dos novos projetos do Sesi. É um bom exemplo da prática de gestão empresarial aplicada em benefício da comunidade. O Sistema Fiems avança, cada vez mais, como um modelo de atendimento e prestação de serviços à indústria e, porque não dizer”, concluiu.


Autoridades


O diretor do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Roberto Ricardo Machado, que representou o Governo do Estado no evento de lançamento dos projetos Fábrica Verde e Em Nome das Cidades, elogiou a iniciativa do Sistema Fiems. “Essa ação de responsabilidade sócio-ambiental da Fiems é digna de elogios, só tenho a parabenizar a entidade pela produção dessa campanha de conscientização. Acredito que a repercussão desses dois projetos junto à população será muito bom”, analisou, destacando o formato adotado para tratar dos dois temas definidos.

Segundo o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug, que também é prefeito de Chapadão do Sul, o projeto Em Nome das Cidades é um resgate da história dos municípios do Estado. “A Fiems está de parabéns por trazer para o nosso Estado esse projeto, que chega para somar com os outros já desenvolvidos pela entidade, como o Cine Sesi Cultural e o Indústria do Conhecimento”, declarou, destacando também o Fábrica Verde, que vai trabalhar a consciência ambiental junto à população sul-mato-grossense. “O setor produtivo tem de respeitar o meio ambiente, pois isso é uma exigência do mercado mundial”, reforçou.

Já o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, agradeceu ao presidente da Fiems por mais essa iniciativa de tratar da origem dos nomes das cidades e conscientizar sobre o aumento das espécies da fauna pantaneira em risco de extinção por meio de vídeos com linguagem clara e de fácil entendimento. “A nossa intenção é também exibir na TV Assembléia esses vídeos produzidos pela Fiems nos intervalos da nossa programação. Penso que dessa forma também poderemos contribuir para a difusão deles junto à nossa população”, analisou.


Prefeitos

Para a prefeita de Eldorado, Marta Maria de Araújo, a Fiems está de parabéns pela qualidade dos projetos lançados e acredita que, no caso do Em Nome das Cidades, ajudará a destacar os municípios do Estado. “Estou particularmente feliz pelo projeto Em Nome das Cidades contemplar Eldorado. Ele tem uma linguagem bacana, bem comunicativa e um visual maravilhoso. Com certeza, esse tipo de trabalho valoriza a nossa cultura e o nosso povo”, disse.

Já o prefeito de Aquidauana, Fauzi Muhamad Abdul Hamid Suleiman, a Fiems está de parabéns pela iniciativa, pois vivemos um momento em que se discute muito a personalidade de Mato Grosso do Sul perante o País e, inclusive, até mudar o nome do Estado. “Por isso, considero extremamente importante essa afirmação da personalidade dos municípios para fortalecer o conceito do nosso Estado. No caso de Aquidauana, que transpira história, poucos sabem o significado do nome da cidade e esse projeto vai ajudar a solucionar esse problema”, afirmou.

O prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, disse que os dois projetos estão integrados com o pensamento atual da sociedade. “Trata-se de um gol de placa da Fiems e, felizmente, a nossa cidade foi beneficiada no projeto Em Nome das Cidades. Já o projeto Fábrica Verde é de extrema importância para a proteção da nossa fauna. Quando viajo para fora de Nova Andradina sempre fotografo animais mortos por atropelamento, o que contribui para agravar esse problema de extinção. Essa iniciativa deve ser louvada, pois se não fizermos nada no futuro não teremos mais nada”, lembrou.

Na opinião do prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa, é muito importante esse projeto Em Nome das Cidades, pois, conforme os municípios crescem, se perde o contato com a suas origens. “Ele vem em um momento muito oportuno. A questão ambiental também é importante e ter essa parceria com a Fiems para conscientizar a população, principalmente as crianças”, pontuou. O prefeito de São Gabriel, Sérgio Luiz Marcon, também entende que é de fundamental importância esse resgate da história das cidades. “O município que resgata a origem do seu nome está preservando a sua história. A maneira como foi colocado nos vídeos produzidos pelo projeto, utilizando produtos industrializados, é um atrativo para as crianças. A Fiems está de parabéns por contribuir para a preservação da nossa cultura”, disse.

Conforme o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moureira, resgatar a história dos municípios é resgatar a cultura para a população. “Vimos o quanto o enfoque foi bem feito e bem humorado. Esses vídeos vão atingir desde as crianças até os adultos. Espetacular, é um presente da Fiems divulgar a origem dos nomes das cidades do Estado”, avaliou. A prefeita de Três Lagoas, Marcia Maria de Souza da Costa, reforçou que os projetos vão somar para a criação de novos hábitos da população, visando à valorização do meio ambiente. “Para os estudantes, trata-se de uma oportunidade única de conhecer mais das suas origens e também se conscientizarem sobre as espécies da fauna em extinção. A Fiems está de parabéns pela iniciativa”, declarou.

O vice-prefeito de Sidrolândia, Ilson Barbosa, garantiu que o projeto Em Nome das Cidades é uma realização para muitos municípios do Estado ao explicar a toda a população do Estado a etimologia do nome das cidades. “Isso é importante, pois muitas vezes nós não sabemos qual o significado do nome da cidade onde moramos, então, a iniciativa vai facilitar muito para a população de todo o Estado. Já o Fábrica Verde é fantástico, pois, por meio dele, a Fiems prega que precisamos ter uma produção sustentável, respeitando o meio ambiente”, afirmou.

 

 

Fiems

Sesi, projetos Fábrica Verde, Em Nome das Cidades, história dos municípios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens