Domingo 09/08/2020 22:00

Bombeiros conseguem controlar as chamas em fazendas do interior

Ações Ambientais - Combate à Incêndios

Militares tiveram dificuldades porque a região está a mais de 120 dias sem chuva

Os bombeiros encontraram dificuldades porque local é de difícil acesso - Divulgação/Bombeiros

Após onze dias de incêndio em pelo menos dez fazendas no município de Inocência, a 330 quilômetros de Campo Grande, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar e extinguir a queimada. O fogo destruiu áreas de pastagem e também mata, além de uma casa abandonada. O trabalho dos militares de Paranaíba, corporação mais próxima do local - a 160 quilômetros do lugar atingido - começou no dia 1° de setembro e só terminou ontem a noite, mas o incêndio teve início no dia 31 de agosto.

Nos dez dias de trabalho 12 bombeiros atuaram no local, 24 horas por dia. Mesmo com as chamas apagadas, ainda há risco de que a área volte a queimar. “Quanto a risco, sempre há devido as climáticas, como está muito seco, existe possibilidade uma bituca de cigarro provocar novos focos. Porém quando saímos da área verificamos que não existiam focos de incêndio a se combater”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros de Paranaíba, Ricardo do Nascimento Miranda.

Além dos bombeiros, os proprietários das áreas também atuaram no controle das chamas. “Muitas pessoas auxiliaram, e eles estão no local, caso haja outro problema vão nos chamar. Usamos várias técnicas para conter as chamas, fizemos aceiros, usamos arado e também a faixa negra, que é o aceiro de um e outro lado deixando queimar no meio, sem risco das fagulhas passarem. Também tivemos auxílio de tratores e tanques de água”, explica.

Os bombeiros encontraram dificuldades no local, quatro militares tiveram que se revezar a cada período de trabalho nos dez dias de atuação. O trabalho foi intenso, pois a região está a mais de 120 dias sem chuva, facilitando a propagação dos focos de calor. 

FOGO

Dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) - do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - apontam 20 focos de incêndio na região de Inocência somente nos dez primeiros dias do mês de setembro. O coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Yule, explicou que em agosto não foram registrados focos. “O nosso satélite de referência, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), utilizado para dados estatísticos, não confirmou nenhum foco no mês passado. Mas agora percebi que já tem um numero bem substancial, são 20”.

Até 2010, historicamente, o mês de agosto era o mais crítico em relação a focos de calor e incêndio. Porém, há oito anos o cenário mudou e o mês mais crítico passou a ser setembro. “Este ano a gente teve bem pouco registro de incêndio em agosto, no ano passado foi bem mais”, avaliou Yule. Os dados do Prevfogo apontam que entre 1° de janeiro e 9 de setembro deste ano foram 1.653 focos em todo o Estado, quantidade 54% menor que no mesmo período do ano passado com 3.566 registros. “Há prognóstico de chuva irregular, de chover menos, que na verdade não se confirmou em agosto. Estamos trabalhando em período crítico, que deve começar mais tarde e se estender até mais tarde também”, disse o coordenador.

Correio do Estado/PH

Inocência/MS, Ações Ambientais, Combate à Incêndios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens