Sexta-Feira 19/04/2024 18:47

Coluna Daqui & Dali

Opinião - Fatos da Semana

FUI – a Campo Grande na semana passada. A nossa capital está ficando feia, suja e com muitos buracos. Quanto à sucessão municipal, percebi que os nomes dos irmãos Nelsinho Trad e Marquinhos Trad estão se destacando para a próxima eleição. Segundo amigos, Nelsinho lidera a preferência a será candidato o que estiver melhor, sem atritos, como pregam os seus adversários.

.*.*.*.

A ILUMINAÇÃO – do Estádio Municipal de Inocência “O Vermelhão” sempre foi uma luta do desportista Ney Garcia, mas só foi viabilizado agora, na gestão do prefeito Toninho da Cofapi, por meio do presidente local do PDT Drauton Batista de Souza, que fez gestão ao ex-deputado Fábio Trad, que por sua vez liberou a emenda. A obra conta com contrapartida da Administração Participativa.

.*.*.*.

NA MIRA – Os promotores que compõem força-tarefa oriunda da Operação Lama Asfáltica, Thalys Franklyn de Souza, Tiago Di Giulio Freire, Cristiane Mourão Leal e Fernando Martins Zaupa, pediram novamente que o juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Juri, dê provimento ao recurso “para o fim ser decretada a prisão preventiva” do ex-deputado federal e ex-secretário de Obras de Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, do empresário João Amorim, dono da Proteco Construções e mais sete pessoas, também alvos da apuração. O negócio está ficando feio para alguns políticos de Mato Grosso do Sul; depois da prisão do senador Delcídio do Amaral, tem muita gente com as barbas de molho.

.*.*.*.

ASFALTO – está muito caro no Brasil e em Mato Grosso do Sul, por isso  o prefeito de Cassilândia Marcelo Pelarin (PDT) comprou uma usina e maquinários para fazer operação tapa-buracos, recapeamento e pavimentação em sua cidade. Será que só ele descobriu que por administração direta fica mais barato e que poderá fazer uma grande economia?

.*.*.*.

INTERESSANTE – O Brasil possui 22 Usinas Hidrelétricas, das quais 20 foram feitas pelos Governos Militares. Na época eles não compraram fazendas e nem havia tantos escândalos de corrupção, éramos privados da liberdade de votar e escolher nossos representantes, mas em contrapartida não tínhamos de acompanhar pelos noticiários tantas denúncias de corrupção - e o mais interessante é que uns entregam os outros.

.*.*.*.

DICA AO EMPEENDEDOR – dia desses vi no Facebook uma dica para quem pretende ser empreendedor, que dizia mais ou menos assim: “Faça como o aedes aegypt, ele começou pequeno, transmitia só a dengue, depois cresceu e começou a transmitir a gripe chikungunya e agora já estabeleceu a terceira empresa, a transmissão do Zika vírus. Só espero que ele não resolva atuar também na Petrobrás.

.*.*.*.  

AS ÁGUAS SUBIRAM – com isso a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, liberou o primeiro trecho de navegação da hidrovia após quase dois anos de interdição em função dos baixos níveis das águas. A liberação é o primeiro passo para a completa abertura da hidrovia à navegação até o fim de fevereiro. Com 2.400 quilômetros de extensão, a hidrovia atende diretamente os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. A interdição dos trechos – tanto no Rio Paraná quanto no Tietê – ocorreu em função da estiagem dos últimos dois anos e pelo uso prioritário da água para a geração de energia elétrica. Além da liberação para a navegação, as margens do Rio Paraná voltaram a ter praias enormes, principalmente no município de Aparecida do Taboado, onde a população se refresca do calor de mais de 40 graus que está fazendo por aqui.

.*.*.*.

COISA DE DOIDO – um telejornal matinal deu uma notícia fantástica na última quarta-feira, dizendo que iria ser realizada uma grande faxina, uma limpeza total no Palácio do Planalto em Brasília. Quando eu já ia comemorar, ouvi o restante da reportagem: aquela seria uma faxina para eliminar possíveis criadouros do aedes aegypt. Então, como diz um velho ditado popular, “alegria de pobre dura pouco”. Mas quem sabe um dia a faxina será completa mesmo.

.*.*.*.

NÃO ARISCARIA – um palpite plausível sobre a sucessão em Aparecida do Taboado, enquanto não se definirem algumas questões. Mas os pré-candidatos são: Robinho Samara (PR), Djalma Furquim (PDT), Rodrigo Chapéu (PTB), Reinaldo Queiroz (PSDC), Gustavo Carvalho (PSDB), Luiz Panela (PSC), Rogério Ramos, André Alves e Batalha (PMDB) e o subtenenteVieira (Sem partido). Muita água vai passar embaixo da ponte, e eu apostaria em no máximo duas ou três candidaturas. Quem viver, verá!

.*.*.*.

FERNANDO DENTISTA – pré-candidato a prefeito de Selvíria pelo PSB, na eleição passada, diferentemente do que publicamos na edição anterior, disputou o cargo de vice-prefeito, compondo a chapa encabeçada pelo Dr. Beto Kauás. Para as próximas eleições ele já abriu conversações com o PMDB, PP, PT, PRP, PTB e pretende mesmo disputar o Executivo. 

Por Auci Fernandes

(matéria atualizada)

mshoje.com/Folha Integração/Revista Isturdia

Daqui & Dali

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens